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Trouxemos aqui o resultado de um estudo sobre as espécies mais carismáticas do nosso planeta e sua aplicação no marketing da conservação. De que forma elas podem auxiliar na conservação da Biodiversidade e como devem ser usadas a nosso favor. Esse post está demais. Confira!

 

Marketing aplicado à conservação

Antes de tudo, descubra o que é o Marketing da Conservação: Segundo a Society for Conservation Biology  é “a aplicação ética das técnicas, conceitos e estratégias de marketing para influenciar atitudes, percepções e comportamentos individuais, e progressivamente da sociedade, com vista ao sucesso dos objetivos de conservação”. Resumindo, é vender a conservação ao público leigo. Afinal, não queremos gastar tempo rezando só para convertidos, não é mesmo?!

Esse campo de estudo surge nos EUA a partir de um despertar geral de consciência ecológica na população. 

Seu primeiro registro oficial de campanha publicitária utilizada para beneficiar o meio ambiente foi o famoso Smokey Bear, um ursinho bonachão, vestido de guarda-florestal,  criado para ajudar no combate aos incêndios florestais. Essa campanha, por si só, já trazia uma espécie extremamente carismática e que tinha completa relação com o povo norte-americano.

 

Tá, mas o que é carisma?

Carisma, segundo o dicionário da Oxford, é um termo muito utilizado para descrever seres humanos com autoridade, fascinantes e que supostamente possuem poderes sobrenaturais de atrair a atenção. Além dos seres humanos, o conceito de carisma tem sido muito utilizado para descrever outras espécies animais. Os “bichinhos” carismáticos despertam a atenção das pessoas, o que acaba contribuindo para atrair mais olhares para a causa ambiental.

No caso do estudo, foram selecionadas as 20 espécies mais carismáticas, que receberam esse título por serem consideradas pelo público como belas, impressionantes ou criticamente ameaçadas de extinção, mas além disso, há uma relação direta com o papel que realizam no ambiente.

 

De Indicadora à Guarda-chuva, descubra seu papel

No mundo da conservação, essas espécies podem ter um papel mais relacionado às questões ecológicas ou por seu uso na conservação. Não entendeu? Espera que eu te explico.

Existem espécies que são classificadas de acordo com seu papel mais ecológico, como as espécies Indicadoras ou Espécies-chave, ou seja, que respondem rapidamente às mudanças no meio ambiente, perda de biodiversidade ou até na estrutura e integridade do ecossistema. 

Já as espécies Guarda-chuva ou Bandeira, são usadas principalmente como ferramentas de atração. As primeiras demandam de uma grande área ou habitat específico para sua ocorrência, ou seja, estando protegidas, defendem todas as outras abaixo de seu guarda-chuva. E as Bandeiras, como o próprio nome sugere, são espécies emblemáticas utilizadas para aumentar a conscientização sobre a conservação e/ou promover a arrecadação de fundos, já que estão profundamente correlacionadas com esse sentimento tão interessante que é o carisma.

Atraindo a atenção

Conseguir prender a atenção das pessoas, dos doadores, do poder público e dos financiadores, não é tarefa fácil, principalmente, em um mundo que a disputa por um mísero olhar é quase uma guerra. Por isso, saber escolher bem a espécie que vamos usar em nossa instituição, projeto ou campanha é crucial para obtermos sucesso. 

E para compor a lista das espécies que os seres humanos mais admiram foi realizada uma pesquisa on-line, aplicado um questionário para a criançada e feito um levantamento dos animais mais exibidos nos sites dos maiores zoológicos do mundo e como não podia faltar, foram avaliados os animais que eram exibidos nos filmes da Disney e da Pixar (pois se elas os usam, quem somos nós para não usar… rs).

 

Cara, você falou, falou…. e nada das espécies mais carismática

Me desculpem, meu povo. Mas, eu precisava traçar alguns fundamentos importantes, antes de trazer essa lista tão esperada. 

Uma das coisas mais notáveis desse estudo é que entre as 20 mais, não existe uma mais queridinha. A maioria delas corresponde à mamíferos de grande porte, sendo: quatro grandes felinos (Tigre, Leão, Guepardo e Onça-pintada); três ursos (Panda, Urso-polar e Urso-pardo); um canídeo (Lobo); dois primatas (Gorila e Chimpanzé); dois cetáceos (Golfinho e Baleia); e cinco grandes ungulados (Elefante, Girafa, Zebra, Hipopótamo e Rinoceronte); por último e não menos importante, vieram os coalas, como representantes dos pequenos mamíferos; os crocodilos; e o grande tubarão-branco.

Você concorda com o estudo? Acha que faltaram espécies do Brasil, como o mico-leão-dourado e o tamanduá-bandeira? 

Já fiquei empolgado em tentar replicar esse estudo no nosso Brasilzão de meu Deus, e descobrir os 20 mais amados do povo brasileiro. E aí, você tem algum palpite?

 

Fonte: Albert, C.; Luque, G.M.; Courchamp, F.  The twenty most charismatic species. PLoS ONE, v.13, n. 7, e0199149, 2018.

 

Texto por: Diego Arruda

Revisado por: Juliana Badari