Segundo a ONU, até 2018, mais da metade da população mundial já tinha acesso à internet. Sendo assim, podemos dizer que a internet deixou de ser somente um meio de pesquisa e agora, faz parte do “DNA do ser humano”. Dentro desta enorme rede mundial, é possível encontrar de tudo um pouco. Mas o que é importante saber: o consumidor da sua causa, produto ou serviço também pode estar presente.
O que o seu projeto precisa entender para entrar nesse meio?
O digital com uma visão empreendedora
Digital não é só criar uma rede social ou um site, vai muito além disso. Atualmente, é fundamental estar no meio digital, pois além de alcançar o seu target (público-alvo), é possível fazer uma captação de outro público que ainda não está engajado com a sua causa. Mas como fazer isso? Antes de mais nada, é aconselhável uma pesquisa para entender sobre o público e onde ele está, para a organização estar presente naquela rede. A criação de uma persona (modelo de público, com nome, idade e características básicas) é sempre importante para definir com quem o projeto está se comunicando.
Depois da identificação, é importante ter um site acessível e de fácil manuseio, para sempre que realizar anúncios, direcioná-lo para o site, onde haverá mais informações. Nele, é necessário que estejam todos os objetivos, missões e valores, independente se é uma venda de produto, serviço ou ideia (como é o caso da conservação). O usuário precisa entender do que se trata e porque apoiar.
Nas redes sociais, como qualquer situação da vida, é preciso ter um planejamento. Organizar e planejar é essencial para diminuir erros. É ideal um cronograma para o mês, sempre realizado no mês anterior. Recursos como B.I (Business Intelligence) para gerar relatórios, são muito importantes para organizar o melhor horário, dia e onde realizar o seu post. Além de claro, encontrar o público mais engajado com a sua causa, para futuras ações de relacionamento ou posts específicos.
A importância de um site
Com base na experiência do usuário (UX), o site precisa estar alinhado para a melhor experiência possível. A criação de um aplicativo também é importante, dependendo do seu objetivo com determinada campanha. Mas caso não tenha, é importante que o navegador via mobile (aparelho celular) esteja com uma ótima navegação, para não prejudicar a experiência do usuário.
No site, é aconselhável que o layout esteja o mais clean (limpo) possível, com fácil acesso ao menu ou barra de busca. No final, importante sempre a implantação de um campo para envio de newsletter ou e-mail marketing. Pode não parecer, mas essa função ainda é muito eficaz e a taxa de abertura pode ser muito alta, dependendo de como for criada.
Case de sucesso
Onçafari
1º Passo – Perguntas
Na criação de um site, é importante fazer algumas perguntas, para entender os objetivos da organização. Para a Onçafari, não foi diferente:
Educação
1) Consigo saber já na primeira página a causa da Organização e qual sua missão? O site providencia boa informação sobre a causa?
3) Você pode aprender bastante sobre a causa no site?
4) Seria fácil, após ler o que a ONG faz, explicar o que ela faz para alguém?
Transparência e Transação Financeira
5) O site apresenta checkout transparente? Estou confiante que as informações financeiras são mantidas em segredo? Apresentou certificados de segurança?
7) Achei com facilidade o botão para fazer a doação?
8) O site tem alguma área em que apresenta um relatório de prestação de contas da Organização?
9) Tem alguma forma de eu acompanhar as atividades da Organização? Quais os canais que o website apresenta para esse propósito?
Causa de Apoio
10) A organização parece precisar do meu apoio?
11) Eu fui pedido para doar no site?
12) Tem botões de call to action para isso?
13) Há interação e facilidade de navegação?
14) Ao analisar o layout, disposição dos elementos, consigo identificar padrões de cores com funcionalidades específicas no website?
15) O site é fácil de navegar?
16) Quais as formas de entrar em contato com a Organização disponibilizadas no website?
17) O site desenvolveu uma comunidade?
18) A organização me ofereceu formas de manter o contato e ficar atualizado das atividades? Se sim, quais?
Empoderamento e inspiração
19) O site me incentiva a entrar em ação?
20) O site me faz sentir necessário? De que a minha ajuda pode fazer a diferença para a causa?
21) O site me providência ideias e formas para ajudar? Quais?
2º Passo – Sites de referência
Pesquisar e analisar sites de concorrentes ou parceiros é também uma etapa importante. Neles, é possível separar o que pode ser feito e o que não daria certo para o seu site.
3º Passo – Wireframe (rascunho)
Depois de buscar algumas referências, está na hora de rascunhar! Nosso primeiro rascunho para a Onçafari foi a imagem abaixo:
Desenhamos o wireframe (rascunho) da seguinte forma (exemplo):
- Página inicial
- Sobre nós (texto apresentação + lista subpáginas em menu lateral)
- Nossa história
- Objetivos e resultados
- Onde atuamos
- Pantanal
- Cerrado
- Amazônia
- Mata Atlântica
- Membros (segmentado em equipe de campo / conselho / executivo)
- Perfil
- Trabalhe com a gente (link interno)
- Bases
- Parceiros
- Prêmios
- Documentário (apresentação + trailer + making of)
- Relatórios (lista + download de documentos em pdf) *
- Balanço *
- Entre em contato
Com isso, foi feito um estudo contemplando 3 páginas importantes do site:
Home
Espécie
Animal
Sendo assim, em uma parceria com a Nação Design, realizamos esse trabalho fantástico para a Onçafari. Caso tenha alguma causa ou sua organização precise de um apoio, estamos engajados e dispostos a ajudar! Nós podemos ser a sua porta de entrada no mundo digital 😉