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Você já ouviu falar em Google Grants? Se você faz parte de uma organização sem fins lucrativos, este programa pode ser a chave para impulsionar sua missão de impacto social e alavancar a presença da instituição no meio virtual. Neste texto, vamos explorar em detalhes o Google Ad Grants e como ele pode beneficiar sua OSC. 

O que é o Google Ad Grants?

O Google Ad Grants é um programa de publicidade para organizações sem fins lucrativos que oferece créditos gratuitos para anúncios.

De acordo com  o Google, o programa visa capacitar as organizações a alcançarem um público mais amplo e a aumentarem a conscientização sobre suas causas. Portanto, instituições com foco na conservação da biodiversidade são mais que bem-vindas!

Ao fornecer créditos gratuitos para anúncios no Google Ads, o programa permite que as organizações promovam seu trabalho de forma eficaz, alcançando um público mais amplo e aumentando o engajamento com seu propósito. 

Além disso, o Google Ad Grants oferece recursos e suporte para ajudar as organizações a maximizarem o impacto de suas campanhas publicitárias. 

Com orientação e assistência disponíveis, as ONGs podem desenvolver diferentes estratégias, seja para conscientizar mais pessoas ou até para a captação de mais recursos. Na próxima seção vamos entender melhor quais os benefícios oferecidos.

Quanto o Google oferece? 

O Google Ad Grant oferece  até 10 mil dólares mensais para instituições sem fins lucrativos! Impressionante, não é mesmo? 

Este valor realmente faz saltar os olhos e não é para menos, esta é uma excelente oportunidade.  Mas, antes de tudo, é importante ressaltar que este valor não é disponibilizado em dinheiro. Cada organização sem fins lucrativos qualificada tem acesso a até US$ 10.000 por mês em anúncios de pesquisa exibidos no Google.com. 

Isso significa que você poderá fortalecer a sua marca no digital, ou seja, de forma online. Essa é uma grande vantagem ofertada pelo Google apenas para as OSCs, , Para fazer esses anúncios e aparecer na telinha para seus clientes, inúmeras empresas precisam investir muito dinheiro em anúncios mensalmente. 

Não dá mais para adiar! Quem aposta apenas no offline perde uma grande chance de atrair mais pessoas interessadas em sua causa. 

Por meio de plataformas digitais, as OSCs podem engajar doadores, voluntários e defensores de maneira mais eficaz, facilitando a captação de recursos e a participação da comunidade. 

A presença no ambiente digital também permite que as OSCs se adaptem rapidamente às mudanças das necessidades e preferências do público, bem como às tendências tecnológicas emergentes, garantindo assim sua relevância e sustentabilidade a longo prazo. 

Na próxima seção, te explicamos melhor como o Google Ad Grants pode ser  vantajoso para a sua organização. 

Benefícios para OSCs

Além dos benefícios que já mencionamos, como o aumento da visibilidade online, as ONGs podem aproveitar os créditos gratuitos para fazer anúncios no Google Ads, direcionando o tráfego qualificado para seus sites, aumentando o engajamento de doadores em potencial e fortalecendo sua marca.

Você certamente já deve ter ouvido aquela frase “Quem não é visto, não é lembrado, Quem não é lembrado, acaba sendo esquecido.” O Google Ad Grants permite atingir o maior número de pessoas, de forma direcionada, para aumentar o engajamento e expor a sua marca mais vezes. Assim, as pessoas poderão conhecer melhor o seu trabalho! 

Com este crédito online, fornecido pelo Google, permite que as ONGs tenham peças publicitárias para promover eventos, campanhas de arrecadação de fundos e iniciativas de conscientização com um orçamento de publicidade significativo, sem custo adicional. Isso proporciona às organizações uma vantagem estratégica para atingir seus objetivos! 

Com a análise de dados e o acompanhamento das métricas de desempenho, as organizações podem identificar áreas de melhoria e fazer ajustes estratégicos para garantir que estão obtendo o máximo retorno do investimento em publicidade. 

Além disso, é importante realizar testes A/B, uma comparação de duas versões diferentes de um anúncio para determinar qual gera melhor resultado em termos de cliques, conversões ou outros objetivos de campanha. Além de poder experimentar diferentes abordagens para entender o que funciona melhor com o público-alvo de cada organização. 

Como participar do Google Ad Grants? 

Para aderir, é necessário seguir apenas três passos: se inscrever, fazer sua ativação e criar as campanhas. 

No caso do Brasil, as organizações precisam estar registradas como: (i) instituições de caridade designadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), utilidade pública federal (UPF) ou OS (organização social), (ii) organizações de sociedade civil, (iii) associação, (iv) fundação privada ou (v) outras entidades sem fins lucrativos.

Para saber os requisitos necessários para a inscrição, clique aqui. 

Porém, existe uma questão: eles são bem exigentes na veiculação dos anúncios e se você não fizer tudo certo, não conseguirá gastar os 10 mil dólares mensais. 

Por isso, a GreenBond trabalha com a criação e manutenção de campanhas do Google Ad Grants para OSCs. 

Sabemos que o processo Google possui uma série de etapas, sendo necessário estar bem atento aos requisitos determinados pelo Google. Por isso, a necessidade de ter profissionais qualificados e bastante atentos a realizar o trabalho com excelência. 

No próximo tópico, separamos algumas orientações sobre o programa, mas nada melhor que ter pessoas dedicadas a monitorar e cuidar de tudo! 

Dicas extras para o Google Ad Grants

Dica 1: 

Ao estruturar sua conta no Google Ad Grants, é essencial segmentá-la de maneira organizada e coerente. Dividir sua conta em campanhas específicas e grupos de anúncios relevantes facilita o gerenciamento e a otimização de suas campanhas. 

Certifique-se de configurar corretamente o acompanhamento de conversões para medir o impacto de suas atividades de publicidade e garantir que você esteja alcançando seus objetivos de forma eficaz.

Dica 2:

Criar anúncios eficientes é fundamental para atrair a atenção do seu público-alvo e gerar engajamento. 

Ao redigir seus anúncios, concentre-se em transmitir uma mensagem clara e convincente que ressoe seu propósito para sua audiência. Experimente diferentes variações de anúncios e utilize extensões para fornecer informações adicionais, aumentando assim a eficácia e o alcance de suas campanhas.

Dica 3: 

Escolher as palavras-chave certas é essencial para garantir que seus anúncios sejam exibidos para as pessoas certas no momento certo. Realize uma pesquisa detalhada para identificar termos relevantes e populares relacionados à sua organização, trabalho ou causa. 

Use diferentes tipos de correspondência de palavras-chave e inclua termos negativos (exclua termos específicos que podem não estar alinhados com seus objetivos de campanha) para refinar seu público-alvo e melhorar o desempenho de suas campanhas.

Dica 4:

Segmentar o público-alvo de forma eficaz aumenta a relevância dos seus anúncios e melhora a taxa de conversão.

Na verdade, a definição desse público é relevante para toda a comunicação de sua instituição, anterior à definição da estratégia do Google Ads Grants. Afinal, quem fala com todo mundo, no final, não fala com ninguém! Considere estabelecer para outros canais como Instagram, LinkedIN, Youtube, etc. 

No Google Ads Grants, é possível utilizar opções avançadas de segmentação, como localização geográfica, idade e interesses, para direcionar seus anúncios para as pessoas certas. Personalize suas mensagens de acordo com os diferentes grupos demográficos e interesses, maximizando assim o impacto de suas campanhas.

Dica 5: 

Acompanhar a ação das pessoas após clicar no seu anúncio é crucial para avaliar o desempenho e o retorno do investimento das suas campanhas. 

Configure o acompanhamento de conversões para monitorar as ações valiosas que os usuários realizam após interagir com seus anúncios, como preencher um formulário ou fazer uma compra. 

Analise regularmente os dados de conversão para identificar áreas de melhoria e otimizar suas campanhas para obter melhores resultados.

 

Nosso maior case de sucesso: o SOS Pantanal

O Instituto SOS Pantanal é uma organização voltada para a defesa da maior planície alagável do mundo e é nosso cliente há alguns anos. 

Auxiliamos a organização a alcançar mais de 9 mil dólares por mês em anúncios. Todos os dias a instituição colhe os frutos ao divulgar os trabalhos que realiza. 

Ju, pedi mais infos para a Vivi mas ela ainda não me passou. Só sei desse dado mais ou menos por conta da época do post que elaborei. 

Então, se você faz parte de uma ONG, explorar esse programa pode ser o primeiro passo para impulsionar o trabalho de sua instituição. 

Ao desenvolver estratégias eficazes, aproveitar ao máximo os créditos de publicidade e monitorar o desempenho das campanhas, as organizações podem alcançar novos patamares.

Se você está com dificuldade de comunicar as suas ações de conservação, confira nosso texto sobre Plano de Comunicação para Organizações do Terceiro Setor.

Texto por: Júlia Quintaneiro

Revisado por: Juliana Cuoco Badari