Skip to main content

O Brasil, país com a maior biodiversidade do planeta, abriga uma imensa variedade de vida. São seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos , que de acordo com dados do Governo Federal, contabilizam juntos mais de 116 mil espécies animais e 46 mil espécies vegetais catalogadas, representando cerca de 20% de todas as espécies conhecidas no mundo.

Por esse motivo, defender nossa biodiversidade com unhas e dentes, evitando que  seja destruída, é algo crucial. E, por mais simples que possa parecer, uma das maneiras de contribuir com a conservação de espécies é estabelecer datas comemorativas, pois favorecem a divulgação, reforçando sua importância.

O que é o Dia da Defesa da Fauna

O Dia Nacional de Defesa da Fauna, comemorado em 22 de setembro, é uma celebração  dedicada à conscientização e proteção dos animais. 

Instituído por meio do Projeto de Lei nº 3.558, tem como objetivo principal  promover ações e discussões sobre a conservação da vida animal e de seus habitats naturais.

A data funciona como um lembrete anual sobre a importância de protegermos a fauna do nosso país. 

Qual a importância do Dia da Defesa da Fauna?

Além de promover a conscientização e chamar a atenção para a necessidade de proteção da biodiversidade, como você viu no tópico anterior, a data também é um alerta para refletir sobre o impacto das ações humanas na vida selvagem, principalmente porque somos os principais agentes na destruição dela. Então temos a obrigação de tentar reverter este cenário. 

Nesse dia são normalmente realizadas comemorações e diferentes atividades, como eventos educacionais, campanhas de conscientização, e até mesmo ações práticas para ajudar a fauna local. 

Estas atividades visam engajar e conectar o público à práticas de conservação, aumentando sua compreensão sobre as urgências e desafios  enfrentados pelos animais.

Confira alguns exemplos.

Exemplos de ações do Dia da Defesa da Fauna

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso

Em datas como esta, campanhas de conscientização ganham mais força, como a ação promovida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso (CRMV-MT), que busca alertar a população sobre o impacto do tráfico de animais silvestres. As campanhas envolvem informações sobre os animais ameaçados de extinção no Brasil.

Clique aqui e confira.

Pacco  

A por meio de sua linha editorial “Pacco by”, a marca desenvolveu uma edição limitada de garrafas personalizadas em colaboração com a artista plástica Flávia Braun, para celebrar o Dia da Fauna em 2022.

Parte das vendas foram revertidas para a AMPARA Silvestre, ajudando a fortalecer as iniciativas da instituição de proteção à biodiversidade. Saiba mais.

IMA denuncie

A comunicação do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) intensificou o uso de canais de denúncia, com a implementação do aplicativo “IMA Denuncie”, incentivando a população a reportar casos de comércio ilegal de animais em feiras e mercados. 

Através do aplicativo, a comunidade pode colaborar ativamente, enviando imagens e as coordenadas do local onde o crime acontece, ajudando as autoridades a localizarem e coibirem essas atividades.

Confira as ações e os destaques feitos por eles 

Independente da ação, o Dia da Defesa da Fauna  desempenha um papel crucial na educação e sensibilização  da população sobre a importância de conservar a vida selvagem e os habitats.

Qual a sua responsabilidade e como você pode contribuir com essa data? 

Não podemos negar: a responsabilidade do ser humano em relação à fauna é enorme.

A perda de habitats, o tráfico de animais silvestres e a poluição são consequências de ações humanas que ameaçam diversas espécies. 

Contribuir com o Dia da Fauna é uma forma de reconhecer nosso papel e agir em prol da proteção da biodiversidade, garantindo que cada espécie continue desempenhando suas funções essenciais no meio ambiente e garantindo a nossa própria sobrevivência, ao manterem o equilíbrio dos ecossistemas. 

Separamos algumas ações para você seguir e fazer a diferença. 

Dicas para Conservar a Fauna

Apoie organizações de conservação

Muitas organizações trabalham para proteger a fauna e seus habitats. Contribuir financeiramente ou voluntariar seu tempo para essas causas pode fazer uma diferença significativa. 

Evite produtos que contribuem para a destruição do habitat

Certifique-se de que os produtos que você compra não são provenientes de práticas que causam desmatamento ou degradação ambiental. Opte por produtos sustentáveis e certificados que garantam práticas responsáveis de produção e exploração.

Eduque-se e eduque outros

O conhecimento é uma ferramenta poderosa para a conservação. Aprenda mais sobre as espécies ameaçadas e os problemas que elas enfrentam, e compartilhe essas informações com amigos e familiares para aumentar a conscientização.

Nós, da GreenBond, estamos aqui para contribuir com este cenário. Nos acompanhe nas nossas redes!

Denuncie atividades ilegais

Caso testemunhe atividades ilegais, como caça, tráfico de animais, maus tratos, desmatamento ou queimadas, denuncie às autoridades competentes. A fiscalização é crucial para combater essas práticas e proteger a vida selvagem. 

Saiba mais como. 

Além disso, é igualmente importante evitar compartilhar e denunciar conteúdos que promovam a humanização de animais selvagens, como memes, vídeos e imagens de macacos e outros animais vestidos com roupas ou em situações que imitam comportamentos humanos. Esse tipo de conteúdo reforça uma visão distorcida da fauna, desrespeita o ciclo natural dos animais e pode incentivar práticas prejudiciais à sua conservação. 

A campanha “Algoritmo Selvagem”, da AMPARA Silvestre, destaca esse impacto negativo, alertando sobre os danos que o consumo de tais materiais causa ao esforço de conservação.

Participe de ações locais

Muitas comunidades e grupos locais organizam eventos de limpeza, plantio de árvores e outras atividades voltadas para a conservação. 

Já viu em sua cidade como funciona este tipo de ação? Participar desses eventos pode ajudar a melhorar o ambiente local e promover a conservação da fauna.

Esse tipo de engajamento reforça a importância de tentar ter uma coexistência harmoniosa entre seres humanos e a vida selvagem, além de inspirar mais pessoas a se envolverem em ações de proteção e conscientização. 

Está pronto para tentar retribuir à natureza o que ela nos proporciona?

Autor: Julia Quintaneiro

Revisão: Juliana Cuoco Badari