Skip to main content

Achou que ficaríamos de fora no carnaval? Que nada! Aqui nós caímos na folia mas continuamos ligados na conservação! Confira dicas de bloquinhos animais, produtos biodegradáveis e outros toques para você aproveitar seu carnaval sem agredir o meio ambiente e sem se estressar.

 

Bloquinhos animais

 

  • O cordão da bicharada

‘O cordão da bicharada’ é um bloco infantil que as crianças podem participar vestidas de qualquer animal da Amazônia! Ele vai acontecer no Pará e existe desde 1975. A ideia veio do Mestre Zenóbio, que produz as fantasias das crianças. Não há data e local confirmados até o momento, mas fique de olho para não perder essa!

 

Foto: G1

 

  • Manada

O bloco ‘Manada’ vai acontecer no dia 22 de fevereiro, às 10h, na Santa Cecília, em São Paulo/SP. Ele contará com sons, assobios e rugidos de animais, além de contar com muita diversão e fantasias criativas de bichos!

 

  • Amigos da onça

O bloco ‘Amigos da onça’ acontecerá no Rio de Janeiro, dia 22 de fevereiro, às 07h, no Flamengo. Com ritmos muito animados e muita arte, o bloco promete! Contará com axé baiano, Mamonas Assassinas, o Beija-Flor e a Cobra, entre outros estilos musicais pra esquentar esse feriado.

 

Foto: Pedro Teixeira/G1

 

Lixo é no lixo!

 

Infelizmente, em eventos grandes como o carnaval por exemplo, encontrar ‘rastros’ de lixo por onde os blocos acontecem é comum. É possível sim se divertir e ser consciente! Para entender melhor a quantidade de lixo nas ruas, em 2018, no Rio, foram retirados 486 toneladas de lixo Em 2019, foram 541 toneladas de lixo, no Rio de Janeiro também. A estimativa é que São Paulo ultrapasse o Rio de Janeiro, com mais blocos de rua e público.

Levando em consideração os registros dos anos anteriores, a estimativa é que esse ano, muito lixo seja retirado das ruas também. Com a intensa chuva em SP, o destino de grande parte destes resíduos são bueiros, esgoto e rios, podendo dificultar ainda mais as enchentes que estão impactando a cidade.

De que forma podemos mudar isso? Com atitudes e cada um fazendo a sua parte. O lixo deve ser jogado no lixo!

 

Produtos biodegradáveis 

 

Glitter e fantasias não podem faltar no carnaval, não é mesmo? Saiba que o glitter é um dos maiores poluentes dos rios e mares e prejudica o meio ambiente! Mas fique tranquila, existem opções de glitter biodegradável e não é difícil de encontrar. Uma simples atitude e em conjunto, pode fazer a diferença! Além do glitter, que tal montar a sua própria fantasia com produtos recicláveis e biodegradáveis? Use a sua criatividade! Mas não se esqueça de depois do carnaval, se não for mais usar, descartar no local correto 😉

Sabemos que é legal ir à festas ou bloquinhos e usar confete, mas é preciso tomar cuidado! O confete também é um grande poluidor, mas existe uma solução. O que acha de fazer o seu próprio confete com folhas secas que caíram?

 

Foto: Referencial Verde

 

Leve seu próprio copo!

 

Levar seu próprio copo ou canudo reutilizável é uma ótima opção! É comum encontrar dezenas de materiais plásticos descartáveis em blocos, e bem mais cômodo também. Porém, é dever de cada um se esforçar para reduzir o consumo de materiais plásticos. Por isso, é legal estar sempre com o seu, para evitar produzir mais lixo! Uma ONG parceira da GreenBond vende copos reutilizáveis em uma versão especial de carnaval. Acesse o Instagram da Waita e peça o seu.

 

Foto: Waita

 

Dicas para não se estressar

 

Vamos citar algumas dicas, pois sabemos que no meio da multidão, mesmo querendo se divertir, você pode passar por alguma situação complicada:

 

  • Esteja com menos objetos possíveis em mãos, evitando a perda, roubo ou furto;
  • Use pochete ou bolsas por baixo da fantasia ou da roupa;
  • Não leve a carteira com todos seus cartões. Nesse caso, é aconselhável selecionar os itens que você vai precisar e, os demais, deixar em casa;
  • Evite tumulto. Blocos maiores podem ser mais perigosos, mas se você for, fique atento à sua volta;
  • Beba com moderação.

 

Não se esqueça de se divertir bastante nesse carnaval, mas com consciência. A GreenBond apoia esse tipo de evento, então sempre reforçamos uma forma de curtir de uma maneira mais sustentável!