2020 foi sem dúvidas um ano peculiar. Enfrentamos vários desafios, reinventamos, criamos, ousamos, saímos da nossa zona de conforto. Demos abraços virtuais para comemorarmos várias coisas juntos, porém a distância.
Mas isso quer dizer que foi um ano ruim? De maneira nenhuma. Foi um ano de muito, muito aprendizado.
Vamos ver o que o nosso bond aprontou durante esse ano um tanto quanto diferente? Vem com a gente!
Começamos o ano com o pé direito
Nossa primeira saída de campo foi uma viagem incrível para a Amazônia. A convite do Instituto Mamirauá, partiu nosso querido Diego para o município de Tefé para conhecer as instalações da instituição. O objetivo foi conhecer melhor os projetos desenvolvidos por eles e traçar estratégias de comunicação junto a equipe de lá. Nada melhor do que vivenciar essa experiência para entender a melhor maneira de agir.
Era uma vez uma pandemia
Poucos meses depois da nossa estreia fantástica em 2020… BUM… Explode uma pandemia mundial ocasionada pelo coronavírus.
¨Todo mundo já pra casa, cuidar de vocês, dos seus e dos próximos¨.
E agora? A sorte é que já tínhamos uma carta na manga. Um programa incrível gravado antes da pandemia que só seria exibido em 2020.
Em abril de 2020, foi ao ar o episódio mais emocionante do The Wall, do Caldeirão do Huck. Mais emocionante porque lá estavam eles participando, ninguém mais, ninguém menos que nossos guerreiros Gustavo Figueiroa e Diego Rugno representando belissimamente o Onçafari.
Eles deram sorte com a parede? Com a parede não. Arrecadaram somente R$2800,00, mas fizeram muito melhor do que conseguir recurso financeiro. A equipe representou de maneira brilhante o Onçafari, a causa das onças-pintadas e cumpriram muito bem a importantíssima função de defender a conservação do Pantanal.
O resultado pro Onçafari não poderia ser melhor. Milhares de seguidores a mais em suas redes sociais e sua mensagem replicada para milhões de telespectadores do Brasil inteiro.
Lives
E chegou a era das lives. E como foram feitas lives em 2020, em?
Em agosto a Greenbond organizou uma live realizada entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a SOS Pantanal, Instituto Tamanduá, Instituto Arara Azul, Projeto Ariranha e a repórter Cláudia Gaigher. Foi uma live incrível e super necessária.
Participamos de mais de 20 lives representando diversos clientes: Onçafari, SOS Pantanal, Biofaces… Foram muitas lives!
Um Dia no Parque
Nossa equipe também abraçou o Projeto Um Dia No Parque, um evento com o propósito de divulgar e celebrar as áreas protegidas no Brasil e no mundo. O evento aconteceu online no dia 18 de outubro e contou com a participação de mais de 240 pessoas assistindo.
Foram produzidos e organizados pela nossa equipe 94 posts, 4 vídeos e duas transmissões ao vivo. Foi muito lindo e você ainda pode conferir clicando aqui.
#RMC2020
Em dezembro de 2020 o WAITA realizou o II Workhop: Reabilitação, Monitoramento e Conservação da fauna silvestre. O #RMC2020.
O objetivo do evento foi promover a integração entre as instituições, fortalecer e criar parcerias, discutir ações em prol da conservação, traçar metas, trocar conhecimentos e tudo isso de uma maneira muito leve e divertida.
A Greenbond foi convidada pelo WAITA para participar da produção deste evento, assumimos a produção de artes, edição de vídeos e suporte técnico em mídias sociais.
Foi um prazer participar desse evento tão importante com vocês.
SOS Pantanal
No ano de 2020 o Pantanal foi acometido pelo pior incêndio da história. Mais de 30% do bioma foi consumido pelo fogo.
Um dos clientes da Greenbond é a SOS Pantanal, que atua diretamente em ações de preservação do bioma e comunidades Pantaneiras.
Entendendo a necessidade de atuar rapidamente, a equipe da GreenBond criou uma estratégia eficaz de comunicação lançando artes, vídeos e cards com atualizações e informações simples sobre a situação do Pantanal. Com isso, a SOS Pantanal passou de 16 mil seguidores em setembro para 192 mil seguidores em novembro e ganhou uma visibilidade mundial. Vários artistas se mobilizaram pela causa e o Gustavo Figueiroa, que representou muito bem a SOS Pantanal, realizou diversas ações com essas celebridades, entre lives e expedições.
Também foi lançada uma campanha de arrecadação de recursos para o combate, prevenção ao incêndio e apoio a comunidade que arrecadou mais de um milhão de reais.
Um dos artistas que apoiou a causa foi o Luan Santana, culminando em uma live e em um movimento de arrecadação de fundo, ¨O Pantanal Chama¨, transmitida diretamente do Pantanal pelos canais do Luan Santana e pela National Geographic. Você pode assistir a live clicando aqui.
Nossa equipe também participou de 3 expedições no Pantanal representando a SOS Pantanal.
Participação em eventos
- Participação no Espaço Marketing para a Conservação e Educação Ambiental do II Workshop: Reabilitação, Monitoramento e Conservação da Fauna Silvestre.
- Palestra no CONAS ( Congresso Online de Animais Silvestres)
- Palestra na semana da biologia da UFMG
Wildingtone
Em 2020 a Greenbond lançou também a Wildingtone. Um projeto que tem como objetivo trazer estampas com inspirações em animais para produtos do nosso dia a dia.
Ao todo foram criadas 66 estampas inspiradas na vida selvagem.Ufaa! Vocês estão achando que é moleza? O ano foi atípico sim, mas nada de ficar parados.
E que esse 2020 seja uma inspiração para que a gente e todos vocês façam ainda mais bonito em 2021!
Toda a nossa equipe deseja a vocês, feliz ano novo!