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O que é o chamado marketing de conteúdo? De que forma ele pode ajudar minha instituição a crescer e se tornar uma referência no meio da conservação? Calma que no blog de hoje iremos explicar e ainda contar um de nossos casos de sucesso!

 

 

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia de produção de conteúdos relevantes, com o máximo de embasamento possível, direcionados a um público-alvo específico que busca ativamente por informações de qualidade.

Por exemplo: a SOS Pantanal, umas das clientes da Greenbond, tem atuado fortemente no combate e prevenção das queimadas no Pantanal. A equipe de marketing direciona, então,  as escritas dos blogs da instituição para temas relacionados a fogo, queimadas, combate, prevenção, situação das queimadas no Pantanal, dentre outros possíveis assuntos que possam estar relacionados.

Quando uma pessoa, buscar sobre ¨queimadas no Pantanal¨ ou algo similar, além de encontrar sobre a atuação da SOS Pantanal, vai encontrar informações úteis sobre o assunto, fornecida pela mesma instituição que atua na linha de frente. O resultado não poderia ser outro: automaticamente aquela informação vai ser validada pela pessoa, que, além de passar a confiar na instituição, vai creditar a ela o Know-how sobre o temas  e demais temas relacionados e ele.

 

Como funciona?

Nessa técnica, a ¨propaganda¨ que você faz do seu trabalho não acontece de maneira direta e invasiva, mas sim através de uma busca ativa de pessoas que já tem interesse sobre o assunto e que querem obter informações seguras.

Claro! Para essa estratégia de fato funcionar, os textos têm que apostar em linguagens acessíveis, esclarecedoras e que tenham embasamento científico e dados que corroborem com o que ele afirma.

O marketing de conteúdo está inserido no chamado Inbound Marketing, que é a estratégia de marketing em que se busca captar o público de forma não invasiva, deixando que as pessoas venham até sua empresa e permitindo que você passe sua mensagem, também sendo chamado de marketing da atração.

 

 

Porque devemos apostar no marketing de conteúdo?

Alguns dos benefícios do marketing de conteúdo são:

  • Aumento da visibilidade da sua causa na Internet: Quando fazemos alguma pesquisa no Google, damos bastante atenção para os sites da primeira página e principalmente aqueles que estão nas primeiras posições, certo? Isto porque consideramos estes sites como os mais confiáveis e relevantes, sendo autoridade no assunto. Quando o conteúdo de sua instituição está nos primeiros resultados, a chance de creditarmos valor ao trabalho desenvolvido aumenta.
  • Reconhecimento e interação:  Quanto maior o reconhecimento em relação ao trabalho que desenvolve e mais credibilidade a instituição passa,  mais pessoas passam a ser atraídas pela causa e, consequentemente, passam a interagir e apoiar seus projetos.
  • Maior facilidade para alcançar novos objetivos: Uma vez que o tão sonhado reconhecimento e a confiança são alcançados (pontos chaves para o bom desenvolvimento de uma instituição), torna-se muito mais fácil traçar novas metas, conquistar novos parceiros e apoiadores e principalmente alcançar novos objetivos.

 

Um dos nossos casos de sucesso

Um caso de sucesso da Greenbond foi o blog da onça-parda com leucismo. Em 2018, publicamos em nosso blog uma matéria sobre o primeiro registro do mundo de uma Onça-Parda com leucismo. A imagem foi divulgada pelo ICMBio e o registro foi feito no Parque Nacional Serra dos Órgãos (Parnaso), em Petrópolis, por uma armadilha fotográfica. Na publicação, muito além do que apenas relatar o fato, abordamos de maneira detalhada sobre o leucismo e o albinismo, explicando a diferença entre os termos. 

Por ter sido um tema “quente”, com  informações relevantes e embasadas, num momento em que várias pessoas estavam buscando mais informações sobre o assunto, o conteúdo bombou e atingiu diversas pessoas.

A relevância é tamanha que nas buscas do Google sobre o tema, a GreenBond aparece como um dos primeiros resultados. 

Tempos depois, uma pessoa se deparou com um animal que acreditou ser um animal com leucismo e, realizando buscas na internet, encontrou o blog sobre o assunto.

Por ser um dos primeiros textos a aparecer nas buscas da internet, essa pessoa leu o nosso blog e entrou em contato conosco para verificar se o animal em questão era mesmo um animal com leucismo.

Moral da história: um bom texto conferiu a Greenbond o know-how sobre o assunto e ganhou a confiança de vários novos apoiadores.

 

 

E aí? Já conhecia esta estratégia?

Para entender mais sobre o marketing de conteúdo e como implementar, acesse os blogs da Rock Content e da Resultados Digitais

 

Texto por: Anna Luisa Michetti

Revisado por Fernanda Sá