Skip to main content

Você já ouviu a sigla ESG? Até sabe do que se trata, mas não tem muita profundidade sobre o assunto? Peraí que nesse texto vou explicar tudinho sobre esse tema e, porque ele é tão importante.

 

ESG: por que sigla será ainda mais importante para as empresas em 2021

Imagem: Internet

 

O que significa ESG 

ESG nada mais é do que: Environmental, Social and Governance. Em portugues: Meio ambiente, social, e governança. Diz respeito aos três pilares utilizados para mensurar a sustentabilidade e o impacto social de um investimento em uma empresa, instituição ou negócio.  Esses critérios podem ser utilizados para ajudar a determinar melhor o desempenho financeiro futuro das empresas (retorno e risco).

ESG pode nos dizer o quanto um negócio minimiza, ou busca alternativas para minimizar, seus impactos no meio ambiente, constrói um mundo mais justo para seus clientes e funcionários, fornecedores, dentre outros e procura manter sempre os melhores processos administrativos.  

Além disso, o ESG, em vez de analisar apenas índices financeiros de uma empresa, por exemplo, também leva os investidores a  observarem fatores ambientais, sociais e de governança.

 

Embora não seja um termo novo, somente agora tem ganhado força

Até pouco tempo a sustentabilidade era entendida como uma antagonista quando o assunto era ganhar dinheiro, mas recentemente, práticas ambientais mais conscientes, sociais e de governança vêm ganhando espaço e recebendo atenção mundial e existem razões muito lógicas para isso. 

Estudos apontam que empresas, instituições e investidores que adotam melhores práticas ambientais, sociais e de governança atingem maiores impactos positivos. Além de obter mais lucratividade melhoram seu valor de mercado ao longo do tempo. 

Percebeu-se, finalmente, que, cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança são fatores que contribuem para o balanço positivo das empresas e instituições. 

 

ESG: O que é e como funciona? - CashMe

Imagem: Internet

 

Em resumo:

  • O interesse pela temática ESG no Brasil e mundo está cada vez maior. Se sua empresa, negócio ou instituição não estão por dentro desses pilares, podem se considerar ultrapassados. 
  • O engajamento dos investidores e apoiadores e o comportamento dos consumidores estão levando  em conta as empresas e instituições que assumiram esse papel de responsabilidade.
  • Existe uma pressão por parte da economia nacional mesmo, cada vez maior para que a ESG esteja na  agenda dos investidores, empresas e instituições
  • ESG tem sido um sinal particularmente eficaz de geração de retorno acima do mercado nos últimos anos.
ESG: uma sigla que diz muito sobre o negócio - Agência Envolverde

Foto: Internet

 

Ainda não conhecia essa sigla? Sua empresa, negócio ou instituição ainda não segue essas práticas.Tudo bem… Mas está na hora de mudar. Sempre é tempo de promover reestruturações internas, ainda mais quando elas só vêm atreladas a consequências tão positivas. 

Texto por Fernanda Sá