Skip to main content

No dia 11 de setembro é comemorado o dia do cerrado, um dia especial dedicado à reflexão e mobilização em sua defesa.

Mas o que exatamente precisa ser defendido? Quem não conhece bem o Cerrado, não tem ideia do tesouro que tem ali escondido.

Vem com a gente que vamos te contar tudinho.

 

Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus). Foto: O eco

 

O que ó o Cerrado?

Cerrado é o nome dado às savanas brasileiras caracterizadas por árvores baixas de troncos retorcidos  folhas grossas, arbustos espaçados e gramíneas. A paisagem do Cerrado é bem característica e mesmo sem saber que era, acredito que você já teve o prazer de topar com esse lindo bioma.

 

Cachoeira do tabuleiro. Fonte: clubedecicloturismo.com.br

 

Digo isso porque o cerrado é o segundo maior bioma brasileiro com cerca de 2 milhões de km². Se estende em área contínua por 11 estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, São Paulo e Tocantins. 

 

 

Cerrado: a caixa d’água do Brasil

O Cerrado é considerado a  caixa d’água do Brasil.

Sua área abriga nascentes e leitos de rios das oito principais bacias hidrográficas dentre as doze que existem no país, revelando seu primeiro tesouro, de suma importância socioambiental.

Lista dos mais importantes rios que possuem nascentes no Cerrado:

Dados da WWF Brasil mostram que nove em cada dez brasileiros consomem eletricidade gerada por águas do Cerrado. Mesmo grandes usinas encontradas em outras regiões, como a hidrelétrica de Itaipu são abastecidas pelas águas das nascentes existentes no cerrado, e não sobreviveriam sem ele.  Mais do que sua importância pelos recursos hídricos, o bioma também é responsável pelo potencial hidrelétrico do país.

 

11 de Setembro: Dia Nacional do Cerrado | WWF Brasil

Foto: Aldem Bourscheit/WWF-Brasil

 

Biodiversidade oculta

Embora muitas vezes menosprezado,  o Cerrado é considerado um hotspot mundial – área que abriga grande diversidade biológica e espécies endêmicas, ou seja, espécies exclusivas deste bioma. 40% da flora do cerrado e 50% das abelhas são espécies endêmicas

As estimativas apontam que existem mais de 6 mil espécies de árvores, 800 de aves, cerca de 199 espécies de mamíferos, 180 espécies de répteis, 150 espécies de anfíbios, cerca de 1200 espécies de peixes e mais de 14 mil espécies de insetos, representando 47% da diversidade de insetos do Brasil. 

Tesouro número dois, revelado. A enorme biodiversidade que o Cerrado carrega.

 

Esquema do Cerrado com alguns exemplares da fauna e flora características. Fonte: Extraído de POR et al, 2005.

 

Mas se o Cerrado possui tantas riquezas. Porque um dia dedicado à reflexão e mobilização em sua defesa?

Aqui vão alguns fatos tristes:

  1. Ameaça de extinção de espécies

20% das espécies nativas e endêmicas não ocorrem em áreas protegidas e pelo menos 137 espécies da fauna estão ameaçadas de extinção.

  1. Exploração humana

O Cerrado é o segundo  bioma brasileiro mais explorado por atividades humanas.  A área com vegetação íntegra do bioma já foi reduzida a cerca de 20% de sua cobertura original e, infelizmente, essa porcentagem continua caindo.

  1. Poucas áreas protegidas

O Cerrado, junto com a Caatinga, é a área menos protegida pelo poder público. Apenas 8,21% de seu território é protegido por unidades de conservação.

 

Cerrado-brasileiro

Cerrado. Foto: http://www.ambientelegal.com.br/

 

Agora que conhecemos a riqueza do nosso Cerrado e todos os problemas que vem enfrentando, fica um questionamento: Não deveríamos estar investindo em mais ações para conservação do ambiente natural e de todos os serviços ecossistêmicos que ele oferece?