Skip to main content

Quando há o casamento entre a área ambiental e o marketing… tem muita coisa por aí! Nesse texto queremos que você conheça algumas campanhas sobre o meio ambiente. Inclusive: queremos sua opinião. Percorra esta lista e depois comente abaixo qual delas mais gostou. Afinal, nem toda empresa faz propaganda com uma pegada ambiental à toa…  Vamos conferir? 

1. Oceana

Vamos começar com uma que postamos recentemente no feed do Instagram da Greenbond e simplesmente bombou. É um vídeo criticando a quantidade massiva de plástico no oceano. Em 30 segundos, a Oceana consegue ser certeira e ainda faz isso usando um tom de humor.

Vamos conferir o vídeo?

Lembrando que a Oceana é uma instituição que busca a proteção e restauração dos oceanos. Ela existe desde 2001 e é a maior organização internacional focada exclusivamente na conservação dos oceanos. Algumas pautas pelas quais a instituição luta envolve ser contra a pesca predatória e a poluição dos oceanos: não só de plástico, mas de mercúrio, antibióticos, petróleo, gases, etc. 

Clique aqui para saber mais sobre a organização e seu trabalho no Brasil. 

2. MTV 

O canal de televisão norte-americano sempre esteve envolto em muitas polêmicas e esta campanha “Don’t F*ck the Ocean” não seria diferente.

A ideia da empresa foi transformar plástico retirado do oceano em vibrador, e foi lançada em 2017. É preciso pensar que esse tipo de campanha não é para qualquer um e a MTV sabia disso. O objetivo foi transmitir a mensagem para o público jovem da emissora, de forma que o problema não passasse despercebido, mas em um tom bastante incisivo.

Além do barulho midiático, eles efetivamente entregaram parte dos dildos produzidos para personalidades engajadas em causas ambientais. Os demais foram abertos ao público para compra em uma promoção. Hoje em dia não é possível comprá-los, porque a campanha já acabou, o que nos faz refletir também sobre o tempo certo de duração dela. Não se sustentou a longo prazo e talvez nem fosse o objetivo.

Clique aqui e confira o vídeo

O que fizeram e conseguiram foi chamar bastante atenção, de forma provocante, para a quantidade de lixo plástico presente nos oceanos. Também é interessante ressaltar que as cores são as mesmas das embalagens utilizadas na produção e cada dildo têm padrões únicos.

A campanha chegou até a ganhar medalhas em mais de uma categoria no Festival El Ojo de Iberoamérica, um festival internacional voltado para a criatividade latina.

Quando pensamos qual a relação da MTV com o meio ambiente, a empresa não possui tantas iniciativas assim, mas no passado, como em 2009, tentou emplacar a temática ambiental no Plano MTV

3. WWF

Não faltam opções de campanhas ambientais quando o assunto é WWF, afinal, para quem não conhece, ela é uma organização não governamental internacional dedicada à conservação da natureza e promoção do desenvolvimento sustentável. 

Foi fundada em 1961 e possui iniciativas bastante variadas para combater as mudanças climáticas, preservar habitats ameaçados, deter a perda de biodiversidade e promover práticas sustentáveis nas indústrias.

O que queremos destacar agora é um vídeo que tem como objetivo criticar o desmatamento. A WWF alerta que uma área do tamanho de um campo de futebol é desmatada a cada 4 minutos no Brasil. É literalmente um jogo de futebol, que no meio da transmissão, o gramado simplesmente ficou cinza. Sem mais spoiler, vem conferir: 

4. SOS Mata Atlântica

O dia em que uma instituição brasileira mobilizou o mundo todo com um simples pedido: fazer xixi no banho. Pode ler a frase novamente, mas foi exatamente sobre isso. 

Sim, a campanha com este tema ganhou o prêmio Cannes em 2010. O Cannes Lions International Festival of Creativity é conhecido por reconhecer e premiar campanhas publicitárias e de comunicação excepcionais em diversas categorias. 

O diferencial (e até o objetivo) foi tratar do tema de forma leve, sem ser “ecochato”, e mesmo assim trazer um tema super importante. 

Clique aqui e veja alguns resultados da campanha.

A ONG é uma das maiores quando o assunto é a defesa da Mata Atlântica. Foi fundada em 1986, com foco na conservação e recuperação do bioma, um dos ecossistemas mais ameaçados do Brasil. 

Conheça o trabalho da SOS Mata Atlântica acessando o site da instituição

5. LG

Puro marketing ou realmente se importam com o meio ambiente?

Aqui, queremos mostrar para vocês a propaganda da LG no Dia Mundial da Água. Para quem não conhece, a LG é uma multinacional sendo uma companhia de eletroeletrônicos. 

Clique aqui e dê play no vídeo. 

Versão do Youtube. 

Segundo eles, a intenção era demonstrar como uma de suas máquinas de lavar economiza muito mais água que as lavadoras convencionais. Por isso, realizaram o experimento no meio do deserto! 

A LG tem mostrado interesse em questões ambientais e sustentabilidade. Como muitas empresas globais, ela busca adotar práticas mais ecológicas em suas operações e produtos. Além disso, a empresa tem algumas iniciativas para reduzir seu impacto ambiental e desenvolver produtos mais eficientes em termos de energia. Aqui está a página da LG e Sustentabilidade.

6. APIB (Associação dos Povos Indígenas do Brasil).

Vamos falar de outra iniciativa premiada? Sim, estas produções brasileiras estão demais! 

Em um apelo para proteção da árvore Jatobá, lançaram uma campanha comparando a espécie a um refugiado. Na verdade, a campanha inteira é contra a exploração descontrolada das florestas brasileiras, e o jatobá, é uma das muitas espécies nativas ameaçadas de extinção.

Ela também foi premiada com um Cannes. Leia mais sobre clicando aqui. 

Observe que forte a definição de refugiado e como se encaixa no conceito da campanha:

Foto: Trecho retirado da campanha

Quer ver o vídeo do jatobá refugiado? Basta clicar aqui.

Já conhece a APIB? É uma organização que representa e defende os interesses dos povos indígenas no Brasil. Fundada em 2005, a APIB é uma articulação nacional que reúne lideranças indígenas de diversas etnias e regiões do país. Seu principal objetivo é promover a união e a mobilização dos povos indígenas em prol da defesa de seus direitos territoriais, culturais, sociais e ambientais. Conheça o trabalho deles acessando o site. 

8. Greenpeace

Algum fã de GTA por aqui?

O que está em jogo é o futuro do planeta 🌎

Aconteceu a parceria do Greenpeace Brasil junto ao jogo. Tudo acontece na cidade virtual Los Santos, uma réplica realista de Los Angeles, impactada pelos graves efeitos das mudanças climáticas. É uma experiência imersiva do greenpeace no metaverso.

E você? Gostou da campanha?

A campanha serviu para alertar sobre os riscos do agravamento da crise climática e conscientizar sobre a urgência de medidas de prevenção e adaptação nas cidades.

O Greenpeace Brasil levou os impactos reais da crise ambiental para dentro do mundo virtual. O jogo conta com modificações ambientais, sociais e econômicas, além de missões exclusivas com foco ambiental e tem até refugiados climáticos.

O objetivo do Greenpeace foi ressaltar que, o que acontece em Los Santos +3ºC é um retrato dos impactos que a sociedade já sofre e sofrerá de maneira ainda mais intensa caso ações efetivas não sejam realizadas. 

A ação também conta com uma página exclusiva onde os usuários podem encontrar informações específicas sobre Los Santos +3ºC e orientações de como jogar.

A crise climática chegou até no universo gamer! Clique aqui e confira o vídeo da campanha. 

Sobre o Greenpeace, caso você não conheça, é uma ONG internacional que atua na defesa do meio ambiente. Foi fundada em 1971, em Vancouver, Canadá, e desde então tem desempenhado um papel significativo no ativismo ambiental global.

A importância do Greenpeace está relacionada ao seu trabalho em conscientizar a população e pressionar governos e empresas a adotarem práticas mais sustentáveis e responsáveis ambientalmente. 

9. Prefeitura do Recife 

Agora uma iniciativa pública e mais local para dar diversidade a esta lista. A Prefeitura de Recife venceu uma premiação nacional por esta campanha. Ela é mais focada em educação ambiental e visa promover uma cidade com menos lixo. 

A campanha Recife Limpa foi lançada em 2022 e abordou, de maneira cômica, o problema do descarte inadequado de lixo próximo a lixeiras públicas. 

Com uma narrativa que lembra um reality show, a campanha ganhou destaque ao vencer o PPA, principal prêmio da publicidade brasileira, ocorrido em São Paulo. 

Em 2023, a iniciativa foi relançada para reforçar a conscientização sobre os impactos negativos do descarte irregular no sistema de drenagem da cidade. Além de garantir acessibilidade por meio de tradução em Libras, as peças proporcionam momentos de descontração nas redes sociais, impulsionando o engajamento e gerando interações inéditas nos canais digitais da Prefeitura do estadoRecife, que conta com mais de 400 mil seguidores no Instagram. 

Confira a “pegadinha” aqui. As demais peças também estão disponíveis gratuitamente em playlist no Youtube. 

10. Sea Shepherd Brasil

A banda Heavy Metals, um supergrupo de punk e metal, lançou uma música de protesto chamada “Ciclo Metal” para conscientizar sobre a contaminação de metais na vida marinha. Composta por Rodrigo Lima, Dirk Verbeuren, Juninho Sangiorgio e Iara Bertolaccini, membros de bandas como Dead Fish e Megadeth, a música aborda a presença de metais pesados, como mercúrio, nos oceanos. 

O clipe, produzido pelo estúdio britânico Fromm, destaca a importância de proteger os oceanos, alertando sobre os riscos à saúde humana associados à ingestão de peixes contaminados.

Ficou curioso? Vem ouvir a música aqui! 

O movimento visa sensibilizar as pessoas sobre a importância de repensar o consumo de peixes, considerando os riscos à saúde humana associados à ingestão de metais pesados.

A Sea Shepherd Conservation Society é uma organização internacional de conservação marinha sem fins lucrativos, fundada em 1977 por Paul Watson. A Sea Shepherd Brasil é um braço dessa organização dedicado a atividades de conservação marinha em nosso país. 

A missão da Sea Shepherd é proteger a vida marinha e os ecossistemas oceânicos por meio de ações diretas, como patrulhamento e intervenção contra atividades ilegais, como a pesca ilegal, a caça às baleias, a matança de golfinhos, entre outras ameaças aos oceanos.

Conheça mais sobre o trabalho da instituição clicando aqui. 

Uau, esta é uma lista de peso em? O que você achou das indicações? 

Quer saber mais sobre marketing e meio ambiente? Confira outros blogs da GB.

Texto por: Júlia Quintaneiro

Revisado por: Juliana Badari