Hoje é o dia mundial do pangolim? Quer conhecer mais sobre essa criaturinha? Vem com a gente!
O pangolim, também conhecido como “tamanduá escamoso” é um mamífero bem diferentão que vive na Ásia e África. A caraterística mais marcante desse bicho é que o seu corpo é recoberto de escamas muito características. Esse segundo nome, tamanduá escamoso, também se deve ao fato de que eles, assim como os tamanduás, utilizam suas longas e pegajosas línguas para se alimentar, principalmente, de cupins e formigas.
Reino: Animalia
FIlo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Pholidoa
Família: Manidae
As diferentes espécies de pangolim
São conhecidas 8 espécies diferentes de pangolins. Todas as oito espécies são protegidas por leis nos locais onde são encontradas.
Características
Os pangolins variam de 1,6 kg até 33 kg, e sua coloração vai do castanho amarelado até o marrom-escuro. Apresentam corpo recoberto por escamas sobrepostas de queratina que crescem durante toda a vida do animal. Quando o animal nasce, as escamas são flexíveis e possuem coloração mais clara. São os únicos mamíferos verdadeiramente escamosos do mundo.
A parte inferior do pangolim não apresenta escamas. Possuem cabeça cônica, língua longa e pegajosa e não possuem dentes. Sua visão não é muito desenvolvida sendo o olfato apurado o seu melhor guia.
Hábitos
Os pangolins são animais com maior atividade durante a noite, passando os dias enrolados no ninho. São animais solitários costumam ser bastante especialistas quanto a sua alimentação. Isso quer dizer que tem preferência por um tipo bem específico de alimentos: os insetos. Eles destroem os ninhos utilizando suas garras para capturar suas presas.
Para se defender, além de se enrolar, podem também utilizar suas caudas afiadas.
Reprodução
A maturidade sexual dos pangolins é atingida por volta dos dois anos. A gestação varia de acordo com a espécie, podendo variar de 70 a 139 dias. Os filhotes são amamentados nos primeiros quatro meses, mas já podem começar a comer formigas e cupins logo no primeiro mês de vida.
Principais ameaças
Uma das principais ameaças que o pangolim vem sofrendo é a destruição de habitat. Além disso, sua carne e escamas são utilizadas na fabricação de medicamentos, fazendo com que eles sejam um grande alvo de caças.
Vamos dar destaque a um triste fato: O pangolim é o animal mais traficado do mundo. Suas escamas são comercializadas como afrodisíacas.
Qual o próximo bicho que vocês querem conhecer? Deixem aqui nos comentários!