O possível reaparecimento do tigre-da-tasmânia

Depois de 90 anos considerados extintos, uma esperança surge para a comunidade científica. Podem existir tigres-da-tasmania (Thylacinus cynocephalus) vivos!

 Pra quem não faz ideia do que estamos falando, vamos com uma breve introdução.

 

Tigre-da-tasmânia: Austrália cogita existência de marsupial declarado extinto

Tigre-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus). Foto: Internet

 

Quem são os tigres-da-tasmânia?

Nativo da Austrália, os tigres-da-Tasmânia, ou lobos-da-tasmânia eram, ou são, com as últimas notícias, conhecidos como “o maior marsupial carnívoro dos tempos modernos”. Pertencem à mesma infraclasse de mamíferos que os gambás e os cangurus, última espécie do gênero, Thylacinus (tilacino). Sua aparência é bastante peculiar, lembrando uma mistura entre cães, cangurus e tigres. Sua pelagem varia entre marrom-amarelado e cinza, mas sempre com listas escuras. 

 

upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d5/Thy...

tigres-da-tasmania (Thylacinus cynocephalus). Foto: Internet

 

Porque o tigre-da-tasmânia supostamente foi extinto?

Os principais motivos da, até então acreditada extinção da espécie, foram doenças, a invasão do homem ao seu habitat natural e a intensa caça com recompensas de exemplares da espécie. Até então, o último registro em imagem do “tigre” data de 1932.

 

Tigre-da-tasmânia, declarado extinto em 1936, no museu de Austrália

Tigre-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus), declarado extinto em 1936. Foto: Museu de Austrália.

 

Boas notícias? Novos estudos e registros sugerem que alguns exemplares vivos de tigres-da-tasmânia podem ter sido encontrados na Austrália.

Em um vídeo emocionante, o presidente do Thylacine Awareness Group of Australia (Grupo de Conscientização sobre ‘tigre-da-Tasmânia’ da Austrália ou, em sigla, TAGOA), Neil Waters, relatou, no dia 22/02, que viu um tigre-da-tasmânia. Confira o vídeo na íntegra aqui. 

“Eu posso dizer que têm três animais. Nós, eu e a comunidade, acreditamos que na primeira imagem temos a mãe. Na segunda imagem, sabemos que é um filhote pois é muito pequeno. E a terceira imagem é o pai”, contou Neil. Neil ainda conta que deixou as imagens com Nick Mooney, do Museu e Galeria de Arte da Tasmânia, em Hobart, para serem analisadas por especialistas, mas diz estar esperançoso.

 

O Tigre da Tasmânia pode não estar extinto

Tigre-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus). Foto: Internet

 

O vídeo foi divulgado nesta segunda-feira (01/03), porém as imagens são de baixa qualidade, e não convenceram sobre a veracidade do fato. Você pode ver as imagens clicando aqui

 

Essa possível re-aparição do tigre-da-tasmânia não é a primeira vez

Entre 1910 e 2019 mais de 1200 pessoas afirmaram ter visto o tigre-da-tasmânia. Esses dados foram analisados pelo ecologista de mamíferos, Barry Brook, que trabalha na Universidade da Tasmânia. Barry e colegas de trabalho criaram uma Base de Dados de registros do tigre-da-tasmânia, a Tasmanian Thylacine Sighting Records Database

Em 2018, ciclistas reportaram às autoridades australianas que se depararam com um animal de aparência bem diferente. Em 2019, outras pessoas também relataram ter avistado o mesmo animal e, após pesquisarem na internet, acreditaram ser um tigre-da-tasmânia.

 

A misteriosa espécie que segue 'reaparecendo' após ser extinta - BBC News Brasil

Tigre-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus). Foto: BBC

 

Apesar de ainda não comprovado cientificamente, continuamos na torcida para que realmente ainda existam vivos exemplares de espécies e contar com a ciência para lutar para que os tigres-da-tasmânia vençam a extinção.

Leave a Reply