E-mail marketing. O que é e qual a importância dessa ferramenta no mundo atual.

Convenhamos… Por mais que as redes sociais venham crescendo de maneira assombrosa, ninguém nunca deixou de usar o bom e velho e-mail.

Sem dúvidas o e-mail é a ferramenta de comunicação com maior número de usuários. 

Sabemos que existem hoje outras maneiras de conversar diretamente com o seu público, mas o e-mail continua sendo a mais simples delas.

Ainda não está convencido de que sua instituição precisa começar a usar o e-mail marketing? 

Vou te dar alguns bons motivos.

 

Resultado de imagem para a importância do e-mail marketing

Imagem Internet

 

Antes de mais nada, o que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto e individual. A partir do uso de ferramentas específicas, algumas delas até gratuitas, do estudo das métricas e da automação é possível criar uma comunicação única para cada usuário. Desse modo, através de análises baseadas na interação individual, é possível que cada pessoa receba um conteúdo relevante para ele. 

 

Pontos positivos do uso dessa estratégia

 

  • Todo mundo tem um e-mail

 

Dados estatísticos apontam que mais de 90% dos adultos que utilizam a internet possuem e-mail e 60% dessas pessoas verificam o e-mail pelo menos uma vez ao dia.

 

  • Alto nível de engajamento

 

Ao ser utilizado de maneira correta, o e-mail marketing chega a ser 40 vezes mais efetivo do que o marketing em redes sociais. 

  • Altas taxas de conversão

O e-mail marketing apresenta maiores taxas de conversão do que as redes sociais. Em termos de venda, a taxa chega a ser de até 70%. 

 

  • Criação de vínculo e fidelização 

 

Através do e-mail que você vai criar um laço com o usuário, fazendo com que ele se lembre de você constantemente, saiba as novidades em termos de serviços e conteúdo que você está oferecendo no site e nas redes sociais. 

 

  • Segmentação

 

Através da análise de informações diversas, como interesse, localidade, produto ou serviço consumido, dentre outras, é possível gerar diferentes tipos de conteúdos e direcioná-los a grupos específicos. Quanto mais segmentada for essa base, melhor a sua comunicação com o público. 

 

  • Personalização

 

Todo mundo gosta de atenção, não é mesmo? Faz total diferença ser chamado pelo nome no e-mail e quando o remetente sabe quais produtos você comprou. Isso te torna especial!

Com o Email Marketing é possível utilizar variáveis ao longo do seu corpo de texto tornando seu email personalizado com base no banco de dados dos usuários. 

  • Automação

 

Através de ferramentas é possível criar automações baseada em ações, como ter baixado determinado material ou ter respondido algo importante, abrir a mensagem ou clicar em algum link específico.

Combinando essas informações à personalização dos emails e segmentações do público, a automação vai contribuir grandemente para o aumento do engajamento do seu público.

 

  • Análise de Métricas

 

Uma das maiores dificuldades quando enviamos e-mail manualmente é analisar os resultados. Quantos e-mails foram enviados, quantos foram abertos, quantos cliques em um link.

Ao utilizar uma plataforma própria, você terá acesso a essas métricas e isso te possibilitará ter uma melhor leitura do seu público e melhorar as suas ações. 

 

Resultado de imagem para e-mail marketing

Imagem da Internet

 

Tenho certeza de que você já está convencido de que essa, sem dúvidas, é uma ferramenta incrível.

Então não perca mais tempo e corra já atrás desse recurso pro seu projeto.

Fiquem ligados aqui no nosso blog que em breve postaremos mais dicas.

Leave a Reply