Documentários Selvagens

Os documentários possuem um grande poder de entretenimento, educação e transformação. A história vai sendo apresentada e, sutilmente, somos cativados e convidados a embarcar na aventura que nos é apresentada. Para a conservação, os documentários são uma arma tão eficiente quanto o storytelling, nos causando identificação, mexendo com nossos sentimentos e até nos incentivando a agir em prol do meio ambiente. 

 

Separamos alguns documentários que valem a pena serem vistos, promovem reflexões e mostram a urgência da conservação.

 

O emocionante documentário retrata a corrida contra o tempo para reverter a atual situação dos corais no mundo, que, devido às mudanças climáticas, estão morrendo. Os corais são uma parte fundamental do ecossistema marinho, sem eles, praticamente não há vida. O aumento da temperatura das águas, a acidificação e a poluição são as principais ameaças aos corais. O momento de agir para reverter a situação é agora. 

 

Foto: Netflix

 

O documentário retrata a poluição ambiental gerada pelo lixo que produzimos, em especial, o plástico. Nele, são retratados os impactos ambientais gerados pelo lixo, como a morte de ecossistemas, animais marinhos e aves e, de que forma, nós, seres humanos, somos afetados. Alternativas para contornar a situação, como mudança de hábitos e tecnologias são apresentadas. Definitivamente é um documentário que nos faz pensar duas vezes antes de continuarmos produzindo a quantidade de lixo que estamos acostumados. 

 

Foto: Netflix

 

O Parque Nacional de Virunga é o único local onde ainda se pode encontrar Gorilas-das-Montanhas. Com um enorme biodiversidade e jazidas minerais, o parque é alvo de diversas ameaças diariamente. O documentário retrata a luta dos guardas que dão a vida pela preservação do parque. Extremamente emocionante, o documentário nos instiga a um sentimento de revolta pela ganância humana, fazendo com que tenhamos vontade de nos juntar aos guardas para defender o que acreditamos.

 

Foto: Netflix

 

Narrada por Sir David Attenborough, a série dividida em oito episódios retrata as belezas do nosso planeta. Explorando desde ambientes congelados a desertos, e mostrando desde pequenos animais até os maiores, a necessidade de conservação é clara, pois todos sofrem com os impactos das mudanças climáticas. 

 

Foto: Netflix

 

Quando vemos um documentário pronto, talvez não tenhamos dimensão das dificuldades e do esforço necessário para ter todas as belas imagens. Desta forma, este documentário retrata os bastidores da produção do “Nosso Planeta”, mostrando a realidade por trás das incríveis imagens. 

 

Foto: Netflix

 

De que forma as cores são usadas na natureza? Camuflagem, atrair parceiros, encontrar alimentos… Neste documentário somos apresentados a um universo cheio de cores, belas imagens e reflexões de como os animais utilizam as cores para sobreviver. 

 

Foto: Netflix

 

Um documentário diferente do que estamos habituados, desta vez, somos levados a conhecer a vida noturna de diversos animais nos mais variados habitats. Seja na natureza, ou no meio urbano, os animais nos surpreendem com suas atividades ao pôr do sol. 

 

Foto: Netflix

 

Um mini documentário de menos de cinco minutos, mas que demonstra como tudo em um ambiente está conectado em uma grande cascata trófica. Uma única espécie consegue mudar toda a dinâmica de um lugar, nos levando a refletir sobre a importância de cada indivíduo na rede da vida.

 

O documentário retrata os primeiros passos do trabalho do Onçafari na habituação e monitoramento das onças-pintadas. 

 

Foto: Onçafari

 

E aí? Vamos maratonar estes documentários? Tem alguma sugestão imperdível? Manda pra gente!!

 

Texto por Anna Luisa Michetti Alves

Revisado por Fernanda Sá

Leave a Reply