Dia mundial do Pangolim

Hoje é o dia mundial do pangolim? Quer conhecer mais sobre essa criaturinha? Vem com a gente!

O pangolim, também conhecido como “tamanduá escamoso” é um mamífero bem diferentão que vive na Ásia e África. A caraterística mais marcante desse bicho é que o seu corpo é recoberto de escamas muito características. Esse segundo nome, tamanduá escamoso, também se deve ao fato de que eles, assim como os tamanduás, utilizam suas longas e pegajosas línguas para se alimentar, principalmente, de cupins e formigas.

Reino: Animalia
FIlo: Chordata
Classe: Mammalia

Ordem: Pholidoa

Família: Manidae

Foto: wildfor.life

 

As diferentes espécies de pangolim

São conhecidas 8 espécies diferentes de pangolins.  Todas as oito espécies são protegidas por leis nos locais onde são encontradas.

 

Conheça as espécies existentes de pangolim

As espécies existentes de pangolim. Fonte: Brasil escola

 

Características

Os pangolins variam de 1,6 kg até 33 kg, e sua coloração vai do castanho amarelado até o marrom-escuro. Apresentam corpo recoberto por escamas sobrepostas de queratina que crescem durante toda a vida do animal. Quando o animal nasce, as escamas são flexíveis e possuem coloração mais clara. São os únicos mamíferos verdadeiramente escamosos do mundo.

A parte inferior do pangolim não apresenta escamas. Possuem cabeça cônica, língua longa e pegajosa e não possuem dentes. Sua visão não é muito desenvolvida sendo o olfato apurado o seu melhor guia.

 

Resultado de imagem para pangolim lingua

Foto: wildfor.life

 

Hábitos

Os pangolins são animais com maior atividade durante a noite, passando os dias enrolados no ninho. São animais solitários costumam ser  bastante especialistas quanto a sua alimentação. Isso quer dizer que tem preferência por um tipo bem específico de alimentos: os insetos. Eles destroem os ninhos utilizando suas garras para capturar suas presas.

Para se defender, além de se enrolar, podem também utilizar suas caudas afiadas. 

 

Foto: Super interessante

Reprodução

A maturidade sexual dos pangolins é atingida por volta dos dois anos. A gestação varia de acordo com a espécie, podendo variar de 70 a 139 dias. Os filhotes são amamentados nos primeiros quatro meses, mas já podem começar a comer formigas e cupins logo no primeiro mês de vida.

Resultado de imagem para pangolim imagem

Foto: Elyane e Cedric Jacquet

 

Principais ameaças 

Uma das principais ameaças que o pangolim vem sofrendo é a destruição de habitat. Além disso, sua carne e escamas são utilizadas na fabricação de medicamentos, fazendo com que eles sejam um grande alvo de caças.

Vamos dar destaque a um triste fato: O pangolim é o animal mais traficado do mundo. Suas escamas são comercializadas como afrodisíacas.

 

Resultado de imagem para pangolim escamas

Comercialização de escamas de pangolim. Foto: National Geographic

 

Qual o próximo bicho que vocês querem conhecer? Deixem aqui nos comentários!

Leave a Reply