A arte da conservação: Jaguar Parade 

Melhor do que ver uma escultura de onça-pintada toda decorada, só vendo uma onça de vida livre, não é mesmo? E é justamente para permitir que continuemos tendo estas gigantes pintadas na natureza, que a Jaguar Parade promove suas exposições.

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de conservar as onças-pintadas e seu habitat, a Jaguar Parade é um evento que envolve artistas em um mesmo propósito: a conservação. Dezenas de esculturas de onças-pintadas  são customizadas, expostas em lugares públicos de grande circulação, e, posteriormente, leiloadas. O recurso arrecadado é destinado a instituições que se dedicam a esses grandes felinos. 

Não podemos negar que essas onçonas coloridas, cada uma com uma padronagens diferentes chamam atenção por onde passam, não é mesmo?

 

Dama da Noite. Artista: Gigi Wanderley. Foto: Ramon Rodrigues

As onças-pintadas se encontram “Quase Ameaçadas” de extinção, de acordo com a União Internacional para a Conservação (IUCN) e “Vulnerável”, de acordo com o ICMBio-MMA. As principais ameaças que as onças enfrentam são a fragmentação e perda de seu hábitat, devido aos desmatamentos, além de sofrem imensamente com a caça ilegal.

O evento é organizado pela empresa Artery que além de organizar a Jaguar Parade, também é a responsável pela Cow Parade, Ear Parade, Art of Love e a nossa querida Elephant Parade Brasil! 

 

Primeira edição 

A primeira edição da Jaguar Parade foi realizada em São Paulo, no ano de 2019. Foi considerada a maior exposição de arte ao ar livre da cidade, dá pra acreditar!?

Os números são chocantes: aproximadamente 10 milhões de pessoas viram as esculturas nas ruas e parques de SP e 100 milhões foram alcançadas pelas mídias! 

Foto: Jaguar Parade

 

E quem a Jaguar Parede apoia?

Na edição de São Paulo, o leilão beneficente arrecadou  R$ 631.500,00 e essa arrecadação beneficiou o instituições como o Onçafari, SOS Pantanal, Ampara Animal e Panthera

 

Onça monitorada pelo Onçafari. Foto: Gustavo Figueiroa

 

Jaguar Parade 2021: Belo Horizonte

A edição de 2021 está acontecendo em Belo Horizonte, Minas Gerais. A exposição teve início no começo de Setembro e a primeira etapa está ocorrendo no Shopping Pátio Savassi, onde as esculturas estão espalhadas pelos três pisos do shopping e algumas sendo pintadas ao vivo! 

Serão mais de 25 obras pintadas do dia 8 de Setembro ao dia 5 de Outubro! Então, se você quiser ver como é o processo ao vivo e a cores, o momento é agora! 

 

Esculturas de onças que serão pintadas. Foto: Anna Luisa Michetti

 

A edição deste ano conta com 60 obras e 50% do valor arrecadado será destinado ao Onçafari. 

Todas as esculturas ficarão expostas no Pátio Savassi até o dia 15 de Novembro. Após esta data, as onças irão invadir as ruas, praças, parques e avenidas de Belo Horizonte e ficarão expostas ao ar livre! 

 

Quanto custa? Artista: Darlene Carvalho. Foto: Anna Luisa Michetti

 

Que tal fazermos juntos um check list das onças encontradas pela cidade?  Ao encontrar uma escultura, tire uma foto, poste com a hashtag #JaguarParadeBH2021 e marque o Instagram oficial do evento (@jaguar.parade) e a gente! 

Vamos juntos procurar onças por BH?

 

Texto por Anna Luisa Michetti Alves

Revisado por Fernanda Sá

Leave a Reply